Perguntas Frequentes

1 – Quem poderá solicitar quotas de bolsas de Iniciação Tecnológica?

Estão habilitados a solicitar quotas de bolsas de Iniciação Tecnológica todos ou Técnico-Administrativos do quadro permanente da UFRGS ou Docentes Convidados – no caso de professores aposentados –, ambos com o título de doutor e sem pendências nas edições anteriores (relatório e apresentação na FINOVA).

2 – Quantas quotas de bolsas o pesquisador poderá solicitar?

O pesquisador poderá solicitar 01 (uma) quota de bolsa de Iniciação Tecnológica, em apenas um dos programas BIT UFRGS; PIBITI CNPq UFRGS; e PROBITI FAPERGS UFRGS.

3 – As solicitações para renovação de quota precisam ser feitas neste momento?

Sim, e passam pelo processo de seleção, assim como as solicitações de bolsas novas.

4 – É possível pedir mais de uma quota de bolsa de Iniciação Tecnológica para o mesmo projeto?

Não, devido ao número limitado de quotas cada projeto selecionado será contemplado com apenas uma quota de bolsa IT.

5 – Como encaminhar a solicitação de quotas de bolsas de Iniciação Tecnológica?

Antes de iniciar o preenchimento do formulário eletrônico de Solicitação de Bolsa 2017/2018, é necessário:  Verificar, no Portal do Servidor, (em , , ), se o Projeto a ser submetido ao processo de seleção está cadastrado no Sistema Pesquisa da UFRGS; se o tempo de vigência do Projeto de Pesquisa é igual ou superior ao período de vigência da quota de bolsa (01/08/2017 a 31/07/2018); se foi aprovado pela Comissão de Pesquisa da Unidade; e se possui arquivo do tipo Projeto Completo anexado;  Dispor de arquivo, em formato PDF, contendo o plano de atividades do bolsista que ocupará a quota;  No caso de renovação de quota, dispor do relatório de atividades do último bolsista a ocupar a quota, em formato PDF; Os formulários de solicitação de bolsa estarão disponíveis no Portal do Servidor (, , , <Solicitação de Bolsa>).

6 – É possível editar ou excluir a solicitação de quota de bolsa?

As solicitações em preparação poderão ser editadas e/ou excluídas durante todo o período de inscrição. Após o envio da solicitação, o solicitante não poderá mais editá-la e/ou excluí-la.

7 – Existe um modelo de plano de atividades do bolsista?

Na página da SEDETEC está disponível uma de modelo de plano de atividades que poderá ser utilizado pelo solicitante.

8 – Existe um modelo de relatório de atividades do bolsista?

Na página da SEDETEC está disponível uma de modelo de relatório de atividades que poderá ser utilizado pelo solicitante.

9 – Como verificar/cadastrar/atualizar o Projeto no Sistema Pesquisa?

O projeto pode ser cadastrado, visualizado e/ou atualizado pelo seu coordenador por meio do Portal do Servidor (<PESQUISA>, <PESQUISADOR>, <Projetos>). O formulário exibe uma relação com todos os projetos em que o pesquisador participa, possibilitando EDITAR aqueles nos quais é coordenador. No caso de ser PARTICIPANTE de projeto, não haverá possibilidade de atualização dos dados do projeto, devendo isto ser feito apenas pelo coordenador do projeto. São informações obrigatórias do projeto a ser submetido ao processo de seleção dos Programas de Bolsas de Iniciação Tecnológica: 

  • Título; 
  • Objetivo; 
  • Data de início; 
  • Data de previsão de conclusão; 
  • Unidade de origem; 
  • Área de conhecimento; 
  • Palavra(s) Chave(s) 
  • Anexo: Projeto Completo.

É recomendável informar também:  Equipe/participantes internos e externos;  Apoio externo (agências de fomento e/ou outras instituições). No caso da participação do solicitante não estar registrado no Projeto, poderá solicitar ao coordenador que faça a sua inclusão na relação de participantes do projeto.

10 – O que significa anexo do tipo “Projeto Completo”?

É um documento no formato PDF contendo as informações essenciais para análise do projeto: título, autores, introdução, objetivos, metodologia (materiais e métodos), referências bibliográficas e cronograma de execução.

11 – Como anexo o arquivo “Projeto Completo” ao projeto cadastrado no Portal do Servidor?

Acessando . Procedimentos: 1º) Seleção do botão Editar associado ao projeto; 2º) Seleção do botão Incluir Anexo na aba Anexos; 3º) Seleção do botão Selecionar associado ao Projeto Completo; 4º) Localização do arquivo PDF no seu computador através do botão Procurar ou, dependendo do navegador, Arquivo; 5º) Seleção do botão Enviar.

12 – Como encaminho o projeto à Comissão de Pesquisa?

O projeto deve ser encaminhado eletronicamente pelo seu coordenador para avaliação através do Portal do Servidor (, , ). Procedimentos: 1º) Seleção do botão Avaliações associado ao projeto; 2º) Seleção do botão Encaminhar à Comissão de Pesquisa; 3º) Descrever a finalidade do encaminhamento (para avaliação); 4º) Seleção do botão Confirmar Encaminhamento.

13 – Como anexo o plano de atividades do bolsista à solicitação de quota de bolsa de Iniciação Tecnológica?

Através do botão Incluir/substituir Plano de Atividades, disponível após o registro da solicitação durante todo o período de inscrições.

14 – Como proceder em casos de solicitação de renovação de quota?

Em casos de renovação o relatório de atividades do último bolsista deverá constar da solicitação (botão Incluir/substituir Relatório de Atividades). Nesses casos, recomenda-se que o bolsista disponibilize para o orientador arquivo em formato PDF com o texto do relatório para inserção no formulário.

15 – Como proceder nos casos em que a titulação do solicitante está incorreta?

Quando o solicitante for servidor ativo da UFRGS deve solicitar à Pró-Reitoria de Recursos Humanos que faça a atualização. Quando o solicitante for Docente Convidado, deve solicitar à PROPESQ ou à PROPG que encaminhe a atualização.

16 – Quando o orientador deverá indicar o bolsista? E em caso de renovação?

O orientador que obtiver concessão de quota terá a opção de fazer a indicação, tanto em caso de renovação como de bolsa nova, no período de 08/06 a 19/06/2017, para as bolsas modalidade PROBITI FAPERGS; e no período de 08/06 a 10/07/2017, para as demais modalidades, através da opção <Solicitação de Bolsa>, <Indicação de Bolsista>, disponível no Portal do Servidor, em <Informações pessoais>, <Atualizações>, <E-mail, Endereço, Telefone e CPF>.  A indicação deve ser feita mesmo quando se tratar de bolsista que atuou na vigência 2016/2017 e vai continuar em 2017/2018.

17 – Caso o pesquisador, ao acessar o Portal do Servidor para cadastrar/atualizar o projeto, não lembre a senha, como deve proceder?

O orientador deverá ligar para o ramal 5333 (CPD) para obter informações.

Em caso de dúvida, contate: SEDETEC Telefones: 3308 3713 E-mail: bolsasit@ufrgs.br

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